quarta-feira, 15 de novembro de 2017



“Metade de Mossoró está com dengue”

Hospital Regional Tarcísio Maia, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Postos de Saúde e Pronto Socorros privados tiveram intensa movimentação na noite de ontem. Adultos, crianças e idosos, com suspeitas de dengue, acometidos de gripe, febre e viroses procuraram assistência nesses locais.
Ao chegar para assumir plantão num hospital infantil, às 7 horas da noite, um jovem médico respirou fundo quando viu a fila de pais e mães com filhos no colo, à espera de atendimento. “Metade de Mossoró está com dengue e a outra metade vai ficar” (com a doença), ressaltou.


 Escrito por Paulo Martins às 13h23
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Assembléia de Deus celebra 90 anos com evangelização no RN

A Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte realiza movimentação evangelística neste sábado, durante o dia, em todo o Estado. A mobilização marca as comemorações dos 90 anos da igreja em terras potiguares.
Evangelizando o RN em 1 dia, é o título do evento, segundo o presbítero Jorge Luiz de Morais, coordenador da evangelização em Mossoró.

Os assembleianos pregam a mensagem de que “Jesus Cristo Salva, Cura, Batiza com Espírito Santo e prepara o homem para morar no céu”, nas cidades e respectivas zonais rurais do RN.
Em Mossoró, as 140 congregações da Assembléia de Deus realizam pelo menos 5 cultos relâmpagos em cada bairro.  
Jovens estão fazendo blitz nos semáforos e mobilização com carros de som. Ao mesmo tempo, acontecem visitas às residências dos bairros e convite às pessoas para participarem do culto realizado na noite deste sábado.

  Pela manhã, das 8 às 9 horas, as mulheres se reuniram em círculos oração nas congregações, antes do início do trabalho evangelístico.
Na noite deste sábado, e igrejas e congregações de todo o Estado celebram os 90 anos da Assembléia de Deus.


 Escrito por Paulo Martins às 12h41
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Cantora Lília Paz virá a Mossoró


A cantora Lília Paz, do Rio de Janeiro, vai estar na Assembléia de Deus em Mossoró, na próxima sexta-feira, dia 30.
Lília participará das comemorações dos aniversários pastoral e natalício do pastor Martim Alves da Silva, líder daquela igreja em Mossoró e região.



 Escrito por Paulo Martins às 23h57
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



O cronista Raimundo Antonio dá lições de economia

O ÓCIO DAS TEORIAS
rsouzalopes@hotmail.com

Eu já vi de tudo, um pouco. Mas, igual às teorias de um ilustre colega de Academia, jamais! Imagine uma pessoa que vive exclusivamente para economizar o seu rico dinheirinho (entenda-se por "Nonô Correia"), bolando as mais fantásticas estratégias, pô-las em prática e, ainda por cima, sair divulgando-as, orgulhosamente!

É o caso dele. A primeira grande teoria desse pensador contemporâneo é sobre como economizar gasolina, fazendo o mesmo percurso que todos nós. Segundo ele, basta você sair de casa um pouco mais tarde e voltar da faculdade um pouco mais cedo.

Como? Simples: saindo mais tarde, evita-se o congestionamento do horário de pico da manhã e evita-se, também, o transporte de caronas. A volta procede-se da mesma forma. Resultado? O carro anda em quinta marcha (sem o congestionamento), anda leve (sem a presença do carona), consequentemente, o sistema de alimentação não precisa trabalhar forçando o motor a produzir mais energia do que o necessário. Na volta à mesma coisa. O detalhe significante é o estacionamento do veículo: ele deve ficar na entrada da Academia. Isso faz uma enorme diferença num período de um ano, já que o bloco dele é o último do complexo. No final de um ano, além de não precisar pagar para fazer exercícios diários (ida e volta da entrada: 200 metros), calculando a economia, fica em torno de 4 litros de gasolina/ano, além de manter o físico em boa forma.

O problema é que cada vez mais, o ilustre "teorista" experimenta uma nova maneira de economizar. Outro dia ele nos abordou, dizendo que tinha descoberto uma maneira de além de economizar no já habitual percurso e no estacionamento, ainda poderia economizar a grande quantidade de 26,6 litros até o final do ano. Fiquei curioso, é claro! A fórmula é muito simples: vem de carro até a Cobal e de lá para a Universidade, apela para a carona. E mostrou matematicamente a economia dessa grande teoria. Só para ver a sua reação, eu perguntei se ele não tinha medo de que outras pessoas tivessem adotado a teoria do sair mais tarde e voltar mais cedo. Uma figura!

Final de semana é uma aventura. O percurso é todo planejado, já que o valor no posto de combustível é o mesmo: cinco reais. É claro que existem os percalços. Outro dia ele chegou com cara de poucos amigos devido à perda de um namoro. O incidente foi ocasionado porque ele não previu, em sua volta, passagem por uma lanchonete. Resultado: para não ficar sem gasolina, foi obrigado a mandar a namorada de moto-táxi para casa e, pior, ela teve que pagar pela corrida. Quer dizer, não tem namoro que resista a um acontecimento desses. Mas ele já se recuperou.   

Recentemente ele participou do Intercon (Congresso de Comunicação Social), em Brasília. Para começo de conversa, conseguiu as passagens através uma promoção, onde a passagem custava apenas um real. Uma pechinha! Recebi através e-mail, a seguinte correspondência do mesmo:

"Amigo Raimundo, Brasília é cidade de ricos. Só quem pode viver aqui são mesmo os Deputados e os Senadores. É tudo caro! Imagine você que tentei almoçar num restaurante e o prato feito (o famoso PF) custava à bagatela de vinte cinco reais! É claro que nem entrei. Descobri no restaurante da UnB o lugar ideal: almoço de dois reais (menos opções) e quatro reais (mais opções). O que adotei? Menos opção, evidente! O melhor é que você pode repetir o prato. Inteligentemente ingeria a maior quantidade possível de alimentos (adotei o costume dos Australophitecus), empurrado de goela abaixo por um suco de morango (à vontade), evitava queimar muita caloria durante o dia e, ainda de quebra, pegava os saquinhos que cobriam os talheres, enchia de suco, botava no freezer da Universidade, transformava em dindin e passava as tardes saboreando-os, enquanto assistia às palestras.

No resto, tudo em paz, e o melhor: dos cinqüenta reais que levei ainda me restam trinta e cinco. Abraços!" Como vêem, existe de tudo nesse mundo velho de Deus.


 Escrito por Paulo Martins às 21h31
(3) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Assembléia de Deus vai realizar mobilização em todo o Estado

A Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte vai realizar uma ampla mobilização no próximo sábado, durante o dia, em todo o Estado, marcando as comemorações de seus 90 anos da igreja em terras potiguares. Evangelizando o RN em 1 dia, é o título da movimentação, segundo o presbítero Jorge Luiz de Morais, coordenador da evangelização em Mossoró.

A mensagem dos assembleianos de que “Jesus Cristo Salva, Cura, Batiza com Espírito Santo e prepara o homem para morar no céu” será pregada nas igrejas de todo o Estado. Em Mossoró, cada uma das 140 congregações da Assembléia de Deus fará 5 cultos relâmpagos, blitz nos semáforos e mobilização com carros de som. Haverá visitas às residências dos bairros e convite às pessoas para participarem do culto realizado na noite deste sábado.

  Das 8 às 9 horas, as mulheres vão se reunir em círculos oração nas congregações e, depois, terá início de trabalho evangelístico. À noite, acontecerá a celebração dos 90 anos da Assembléia de Deus nas congregações de todo o Estado. Cada membro da igreja é orientado a levar um convidado para participar dos cultos.


 Escrito por Paulo Martins às 21h30
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Reginaldo Claudino tem monografia aprovada
O historiador Reginaldo Claudino teve monografia de especialização aprovada, na manhã desta terça-feira, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Natural de Alexandria, Reginaldo graduou-se na Uern, e se dedica à pesquisa sobre a história política e social de Governador Dix-sept Rosado, terra que o adotou como filho. Ele é autor de um livro sobre aquele município.


 Escrito por Paulo Martins às 23h40
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Mostra de vídeos continua nesta quarta na Uern

Continua nesta quarta-feira, às 9 horas, a Mostra UERN de Vídeos Universitários, no auditório da Faculdade de Filosofia (FAFIC). O evento é uma produção dos alunos de Comunicação Social, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
 O evento tem como objetivo a valorização da produção audiovisual. Em Mossoró,  vídeos locais são pouco difundidos.
A Mostra UERN de Vídeos Universitários exibe materiais produzidos pelos alunos de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Confira a programação:

Início da sessão - 9h

A gente se ri (Documentário-UFRN) - 18'07"

Pra onde vai? (Curta-UFRN) - 07'27"

Meu Brasil de Canto a Canto (Videoclipe-UERN) - 03'27"

Espaço Universitário (Programa de TV-UERN) -05'48"

Felicidade é... (Curta-UFRN) - 06'51"

O Sonho pede Socorro (Videoclipe-UFRN) - 04'20"

Eliseu Ventania (Documentário-UERN) - 20'13"
Círculo de Debates


 Escrito por Paulo Martins às 23h31
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Há 96 anos nascia Dix-huit Rosado

 

Nascia no dia 21 de maio de 1912, Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, filho de Jerônimo Rosado e Isaura Rosado. Irmão de Dix-sept, Vingt, Dix-neuf, Vingt-Un, Onzieme, Trezieme e outros.
Dix-huit exerceu mandatos de deputado estadual, deputado federal, senador da República e ocupou o cargo de presidente do extinto Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário (Inda), atual Incra. Foi prefeito de Mossoró três vezes. Os canais de dicotomização e tricotomização do Rio Mossoró são obras lembradas de suas gestões.
É o patrono do Teatro Municipal.


 Escrito por Paulo Martins às 23h18
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Comentário do cronista Raimundo Antonio sobre Bartô Galeno
Grande Bartô, ou simplesmente Bastinho Silva! Crescemos em bairros vizinhos; ele no alto do mocó ( morava na casa de "pinino" seu tio), que era dono de um forró, bem no alto. Eu, no bairro boa vista.
Vi seus primeiros acordes e primeiras apresentações no programa de Seu Mané, na Rádio Rural. Antes, cobrador de ônibus; hoje, um artista reconhecido em todo Brasil (teve uma época que ele chegou a vender discos mais que Roberto Carlos - lá na região norte).
Estive com ele algumas vezes. Pouco tempo. A fama e os aproveitadores não o deixaram conversar com os antigos conhecidos de meninice. Apesar de ser considerado um cantor brega, Bartô tem letras lindíssimas e melodias que, se fossem feitos um arranjo mais legal, virariam clássicos. Bem, ele tem. Vários.
Aqui a minha homenagem ao artista e ao homem Bastinho, que, contra todas as adversidades, conseguiu um lugar de destaque, criou e encaminhou os filhos para um futuro melhor. Valeu, Bartô! Ah, Seu Mané ainda espera o presente, viu Bartô!
Raimundo Antonio | rsouzalopes@hotmail.com |  20/05/2008 18:51


 Escrito por Paulo Martins às 22h59
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



O blog cumprimenta o cantor Bartô Galeno, aniversariante deste dia 20 de maio.





 Escrito por Paulo Martins às 14h54
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Dias decisivos
Os próximos dias devem ser decisivos para a participação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), de Lanice Ferreira, nas eleições de outubro.

Abatido pelas artimanhas dos adversários e por ações da justiça nas eleições de 2004, o partido de maior tradição política em Governador Dix-sept Rosado entrará no pleito sem um único vereador no exercício do mandato.

A esperança é contar com o apoio da população que, em 2004, deu 63 por cento dos votos a Lanice Ferreira, eleita prefeita à época.


 Escrito por Paulo Martins às 22h57
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Assembléia de Deus evangeliza o RN
No próximo sábado, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus vai realizar evangelização em todo o Estado. A programação marca as comemorações dos 90 anos da denominação em terras potiguares. Evangelizando o Rio Grande do Norte em um dia é como se define a programação.

Todas as congregações da Assembléia de Deus, nos municípios do RN, vão realizar cultos relâmpagos em ruas e praças e evangelização de casa em casa. 

Seminário repercute
Repercute o êxito de público do III Seminário de Marketing Político e Eleitoral realizado, quinta e sexta-feira, pelo Jornal de Fato e a Agência Modus, no Hotel Villa Oeste.

Força de Rosalba
Nos bastidores do evento, muita conversa sobre as eleições de outubro deste ano. Em determinado círculo, comentários sobre uma pesquisa qualitativa. Segundo um expoente da oposição, chama atenção a força eleitoral da senadora Rosalba Ciarlini (Dem), em Mossoró, revelada pela sondagem.

Público
A média de público superou 600 pessoas em cada turno, no Seminário promovido pelas empresas (De Fato e Modus), dos irmãos Cézar e Fabiano Santos.   


 Escrito por Paulo Martins às 22h47
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Marcelo Canellas afirma


Formação acadêmica proporciona visão crítica ao jornalista
O repórter Marcelo Canellas, da Rede Globo, concedeu entrevista ao programa Comitê de Imprensa, apresentado na TV Câmara por José Paulo Cunha e falou de suas experiências profissionais. Marcelo disse que ao longo de sua carreira sempre tentou fazer matérias propositivas, no sentido de denunciar problemas sociais e contribuir para soluções.
O apresentador José Paulo Cunha perguntou o que as universidades devem fazer na preparação de novos profissionais da comunicação. Marcelo Canellas respondeu que as instituições devem conciliar as atividades práticas com as ferramentas da teoria e transformar o jornalismo em forma de conhecimento.   
Ao ser instado a deixar um conselho para os novos jornalistas, Marcello Canellas sugeriu. “Transformem suas preocupações como cidadão em pautas para os veículos”. O repórter global afirmou que só a formação acadêmica formará um profissional com visão crítica para refletir sobre a realidade social.


 Escrito por Paulo Martins às 10h52
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Lição de casa
Alunos difundem a produção de vídeos acadêmicos

Por Edmairy Araújo

Pela primeira vez na UERN, os alunos de Comunicação Social promovem um
evento totalmente voltado para a produção áudio visual acadêmica: é a Mostra UERN de Vídeos Universitários.
O evento é uma importante ferramenta para a valorização desse produto cultural, uma vez que os vídeos locais são pouco difundidos em Mossoró.
A Mostra UERN de Vídeos Universitários traz uma programação variada,
com materiais produzidos pelos alunos de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento é aberto para a toda comunidade mossoroense.
A Mostra será apresentada às 9 h, nos dias 20 e 21 de Maio, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).


 Escrito por Paulo Martins às 10h25
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Programação

1° Dia – terça-feira - 20/05

Abertura - 9h (Início da sessão)

Viver de Novo (Ficção-UFRN) - 4'50"
Aracê (Curta-UFRN) - 3'26"
Quiosque Digital (Comercial-UERN) - 48"
Mochileiro (Programa de TV-UERN) - 13'19"
Tudo está aqui (Videoclipe-UFRN) - 4'34"
Ribeira das Minhas Memórias (Documentário-UFRN) - 9'11"
De Volta à Vida (Programa de TV-UERN) - 28'09"
Círculo de Debates

2° Dia – quarta-feira - 21/05

Início da sessão - 9h

A gente se ri (Documentário-UFRN) - 18'07"
Pra onde vai? (Curta-UFRN) - 07'27"
Meu Brasil de Canto a Canto (Videoclipe-UERN) - 03'27"
Espaço Universitário (Programa de TV-UERN) -05'48"
Felicidade é... (Curta-UFRN) - 06'51"
O Sonho pede Socorro (Videoclipe-UFRN) - 04'20"
Eliseu Ventania (Documentário-UERN) - 20'13"
Círculo de Debates


 Escrito por Paulo Martins às 10h24

Nenhum comentário:

Postar um comentário