segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Dix-sept Rosado
Lixo, mato e resto de material de construção 
são jogados às margens do rio Apodi-Mossoró










O rio Apodi-Mossoró corta o município de Governador Dix-sept Rosado numa extensão superior a 30 quilômetros. Só pela sua dimensão, dá pra ter uma ideia do significado dessas águas para a população. Mas, o descaso do poder público contribui para a poluição do rio.

A ação depredadora do homem devasta um manancial de riquezas. Lixo, mato e resto de material de construção são jogados às margens do rio e arrastados para seu leito (à saída para a cidade de Caraúbas).

Gradativamente, desfaz-se o cenário de beleza que enche os olhos de quem contempla as águas, outrora límpidas.

Mesmo assim, o rio Apodi-Mossoró ainda abastece parte da população de Governador Dix-sept Rosado.

Pequenos produtores rurais, situados às suas margens, utilizam as águas do rio na exploração de atividades agrícolas. A criação de animais também depende do Apodi-Mossoró.

Resultado do trabalho duro de anos seguidos, sol a sol, com a renda gerada da agricultura familiar, esses produtores sustentam suas famílias e educam seus filhos.

As mãos calejadas e o suor do rosto proporcionaram a formação de professores, assistentes sociais, historiadores, administradores, economistas, engenheiros, médicos e advogados, entre outras áreas do conhecimento.

Contudo, enquanto os poderes públicos permanecem indiferentes e inertes, a fonte de riquezas do rio Apodi-Mossoró vem sendo devastada e pode se esgotar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário