domingo, 19 de janeiro de 2014

Volta às aulas
Oferta menor que procura eleva preço de livros em Mossoró

A volta às aulas leva os pais às livrarias, papelarias, sebos e lojas de material escolar de Mossoró e de outras cidades, como Natal e Fortaleza.

Em Mossoró, o fechamento de uma das poucas livrarias da cidade contribui para a diminuição da concorrência e o aumento do preço dos livros.

Os pais estão enfrentando até quatro filas numa única livraria. A primeira delas é para saber se tem o livro da lista de filho no estoque do estabelecimento. Mas tem fila para do conferir o material, fila para pagamento em parcelas e fila para pagamento à vista.

Numa papelaria da cidade, na semana passada, havia fila para a escolha de lápis e canetas, com a intermediação de um vendedor. Em anos anteriores, o cliente escolhia esse material nas prateleiras. A medida passou a impressão de que as lojas estavam tendo prejuízo e, por isso, mudou a forma de exposição dos produtos.

Com a falta de livros nas principais livrarias, a saída para muitos pais foi recorrer aos sebos, que trabalham com material usado. Nesses estabelecimentos, formaram-se longas filas. Para se ter uma ideia, durante a semana que passou, havia fila num sebo da cidade para aguardar o dono da loja, que estava para chegar com livros, vindo de Fortaleza.

Alguns pais estão comprando livros aos pais de outras crianças. É o caso, por exemplo, do livro usado pelo aluno que cursou o 6º ano, e agora vai cursar o 7º, que fica disponível para quem quiser adquiri-lo. Mas ainda restam alternativas, como comprar os livros em Natal e fazer pedido pela Internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário